sábado, 4 de setembro de 2010

Pigmentação

Pigmentação exógena

Pigmentação


Denomina-se pigmentação o processo de formação e/ou acúmulo, normal ou patológico de pigmentos no organismo. Grande número de pigmentos origina-se de substâncias sintetizadas pelo próprio organismo, são os pigmentos endógenos. Além dos pigmentos exógenos que são formados no exterior, por via respiratória, digestiva ou parenteral, onde penetram e depositam-se em diversos órgãos.

Pigmentos exógenos- Pigmentos diversos penetram no organismo junto com o ar inspirado e com alimentos ingeridos, ou são introduzidos por via parenteral, como ocorre com as injeções e tatuagens. As partículas depositam-se, em geral, nos pontos do primeiro contato como as mucosas ou a pele; aí podem ficar retidas ou ser eliminadas ou transportadas para outros locais pela circulação linfática ou sanguínea, ou pelos macrófagos.

Dos pigmentos inalados, o mais freqüente é o carvão. Sua deposição causa a antracose, encontrada nos fumantes e em praticamente todo indivíduo adulto ou idoso morador nas grandes ou médias cidades onde exista certo grau de poluição ambiental.

Uma vez inalado, o pigmento produz uma coloração negra nas partes afetadas, sob a forma de manchas irregulares no parênquima dos pulmões ,na superfície pleural e nos linfonodos do hilo pulmonar. Em trabalhadores de minas de carvão, o grande acúmulo de pigmento nos pulmões pode ser acompanhar de fibrose cística e levar a diminuição considerável da capacidade respiratória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário