sábado, 11 de setembro de 2010

Inflamação


  A inflamação é uma reação dos tecidos a um agente agressor, caracterizada morfologicamente pela saída de líquido e de células do sangue para o interstício.
  Diferentes agressões físicas, químicas ou biológicas constituem o que se denomina agentes inflamatórios. Agentes inflamatórios agem nos tecidos e promovem uma resposta imediata de alarme (liberação de moléculas sinalizadoras de agressão), as quais induzem a liberação de outras moléculas, genericamente conhecidas como mediadores da inflamação que resultam em modificações na microcirculação necessárias para saída de plasma e de leucócitos dos vasos e em estímulos para reparar os danos produzidos pelas agreções.
  Qualquer que seja a sua causa, a reação inflamatória envolve uma série de eventos: 1. Irritação (que conduz a liberação das moléculas de alarme e mediadores);2.modificações vasculares locais;3.exsudação plasmática e celular;4.lesões degenerativa e necróticas;5.eventos que terminam ou resolvem o processo;6.fenômenos reparativos, representados por proliferação conjuntiva ou regeneração do tecido lesado.
  Os sinais e sintomas da inflamação conhecida como sinais cardinais são: Dor, Calor, Rubor e Tumor.

FENÔMENOS DA INFLAMAÇÃO
Uns dos fenômenos da inflamação que podemos citar são os vasculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário