sábado, 21 de agosto de 2010

Acúmulos Intracelulares

Deposições intracelulares é a retensão de materiais dentro da célula, as substâncias acumuladas pode ser um componente celular normal como: água, lipídios, proteínas e carbohidratos, ou uma substância anormal, exógena como um mineral ou até mesmo produtos de agentes infecciosos, ou uma substância endógena e um pigmento. Essas substâncias podem ser acumuladas transitoriamente ou permanentemente, podendo ser inócuas para as células, mas ocasionamente são altamente tóxicas.
Uma daas deposições é a Esteatose ou Degeneração Gordurosa.
Esteatose ou degeneração Gordurosa é a deposição anormal de triglicerídios nas células parenquimatosas. A degeneração gordurosa pode ocorrer no coração, músculos e rins, mas geralmenteé vista no fígado,pois este é o principal órgão envolvido no metabolismo das gorduras. As causas da esteatose incluem toxinas, desnutrição protéica, diabetes mellitos, obsidade e anóxia. O acúmulo excessivo de trigliceridios no fígado pode resultar de defeitos em qualquer um dos eventos da sequência entre a entrada dos ácidos graxos e a saída de lipoproteínas. Vários desses defeitos são induzidos pelo álcool, uma hepatotoxina que altera as funções mitocondriais e microssomais. A anóxia inibe a oxidação de gorduras. A desnutrição aumenta a mobilização de ácidos graxos dos tecidos periféricos.
Quando a esteatose é leve, pode não causar efeito na função celuçlar. Já sendo mais grave pode prejudicar a função celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário